quarta-feira, 12 de maio de 2010

O escafandro e a borboleta




Lançamento: 2007 (França) (EUA)
Direção: Julian Schnabel

Vamos agora conversar sobre um dos melhores filmes que já assisti. Pois garanto a quem for que não se arrependerá se assisti-lo. Tenho assim dito!
Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle. Inesperadamente, sofre de um derrame cerebral. E logo após acorda, lúcido mas apenas com o poder do movimento de seu olho esquerdo. Uma enfermeira que lhe ajuda, tomando uma maior paciência por este editor, o ajuda com um meio de se comunicarem: A cada piscada, representaria uma letra do alfabeto que ela teria ditado em sequencia. E assim, Jean descobre que ainda lhe resta uma das coisas mais importantes da vida (a quem ele próprio achava que tinha conhecimento de seu significado): sua imaginação e força de expressão. E o acidente lhe mostra, uma outra visão do mundo em sua volta... Uma reflexão que deveríamos fazer a nós mesmos: Não desperdice uma borboleta no meio a tanto escafandro.

4 indicações ao Oscar, 2 Globos de Ouro. Ganhou o BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado, além de ser indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Recebeu 7 indicações ao César. Ganhou os prêmios de Melhor Diretor e o Grande Prêmio Técnico, no Festival de Cannes.

Deborah V.

Um comentário:

  1. Opa... dica de filme? Ok!

    Um grande abraço p/ vc!!!

    www.umgoledeideias.blogspot.com

    ResponderExcluir